A história da antiga radio cidade, como tudo começou?
Como essa equipe fez dessa rádio a escola em FM?

Primeiro de Maio de 1977, a Radio Cidade entrou no ar. Até então, os poucos FMs que já haviam aparecido na década de 70 no Rio de Janeiro, se resumiam exclusivamente a executar musicas para sonorizar elevadores e escritórios médicos. A Radio Tamoio e a Mundial, ambas AM, com todas as suas deficiências de som eram as únicas fontes para quem queria ouvir musica de melhor qualidade no radio do carro ou em casa e tiveram uma importância muito grande na formação cultural do Rio de Janeiro.

A Radio Mundial AM que conseguiu fazer uma programação que se tornou a cara da zona sul do Rio revellou um dos maiores disck jockeys da época o inovador BIG BOY. O FM, já naquela época uma realidade em outros países, era visto pelos empresários de radiodifusão, como algo que não era economicamente viável. Felizmente estavam todos enganados.

Coordenados por Carlos Towsend que havia voltado recentemente de Miami onde havia feito um curso de radio, ficara empolgado com o nível e o desenvolvimento das FMs de lá, Eladio Sandoval, Romilson Luiz, Fernando Mansur, Jaguar e Ivan Romero, como locutores titulares e mais Paulo Roberto e Sergio Luis como locutores folgadores, entraram no ar para modificar a historia do radio no Brasil. Este foi o time original que inaugurou a Radio Cidade do Rio de Janeiro.

O impacto do FM foi devastador sobre as rádios AMs musicais, inclusive porque não se justificava que discos com qualidade estéreo continuassem sendo reproduzidos em mono. Somando-se musica de muito boa qualidade em estereo com uma equipe de locutores jovens e altamente criativos, a Radio Cidade entrou no ar com uma comunicação e seleção musical totalmente revolucionárias, diferente de tudo o que o radio fazia na época. Jaguar, Fernando Mansur, Eládio Sandoval, Romilson Luiz e Ivan Romero encontraram um novo caminho para a comunicação no radio. Jaguar com sua alegria alto astral e Fernando Mansur com a sua elegância e bom gosto nos seus comentários comandavam a parte da manhã.

Eladio Sandoval com o seu jeito irreverente e inovador formou com o também irreverente e criativo Romilson Luiz, uma dupla de sucesso que criou no FM o humor inteligente e de qualidade que dominava as tarde no Rio. Eladio e Romilson compuseram e criaram as musicas de Natal, Ano Novo, Carnaval e de comemoração dos aniversários da radio. Foi ideia dos dois colocar todos os locutores juntos para cantarem, o que nunca havia sido feito antes. Ivan Romero com suas mixagens fazia da Radio a noite uma boite para se ouvir no carro ou em casa, tocando todos os maiores sucessos das discotecas americanas. Alguns meses após a inauguração da Radio Cidade e em pleno auge, seu coordenador e fundador Carlos Towsend deixaria a emissora por motivos particulares, o mesmo aconteceria com o locutor Jaguar que seria substituido por Paulo Martins.

By Rogério Villanova Sorroche
Published on February 17, 2014
As seis da manhã do dia 1º de Maio de 1977, a Rádio Cidade do Rio de Janeiro entrou no ar. Até então, poucas FMs haviam aparecido na década de 70.
O time que inaugurou a Rádio Cidade do Rio de Janeiro e mudou a história do rádio no Brasil. Coordenador — Carlos Townsend (havia voltado recentemente de Miami e ficara empolgado com o nível e o desenvolvimento das FMs de lá).
Locutores (titulares) — Eladio Sandoval, Romilson Luiz, Fernando Mansur, Jaguar e Ivan Romero. Locutores (folgadores) — Paulo Roberto e Sergio Luis
Somando-se música de muito boa qualidade em estéreo com uma equipe de locutores jovens e altamente criativos, a Rádio Cidade entrou no ar com uma comunicação e seleção musical totalmente revolucionárias, diferente de tudo o que o radio fazia na época. Jaguar, Fernando Mansur, Eládio Sandoval, Romilson Luiz e Ivan Romero encontraram um novo caminho para a comunicação no radio. Jaguar com sua alegria alto astral e Fernando Mansur com a sua elegância e bom gosto nos seus comentários comandavam a parte da manhã. Eladio Sandoval com o seu jeito irreverente e inovador formou com o também irreverente e criativo Romilson Luiz, uma dupla de sucesso que criou no FM o humor inteligente e de qualidade que dominava as tarde no Rio.

A emissora também foi inaugurada em 25 de janeiro de 1980, e transmitia para toda a grande São Paulo,e algumas cidades do interior paulista seguiam seu mesmo estilo usando mesmo nome de fantasia “CIDADE” com tipo de locução e vinhetas da mesma plástica não com tanta obrigatoriedade. Seu repertório musical era baseado essencialmente em músicas atuais do tipo: Pop,Rock,Mpb,Dance Music,Temas de Novela,Pagode,Axé,Novidades Nacionais e Internacionais de gênero musical dos anos 80 e 90. Assim como suas co-irmãs do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte, em 9 meses, se torna líder de audiência na região assim permanecendo por 3 anos consecutivos.
Por causa de uma disputa judicial, com relação a patente do nome “CIDADE”, movida pelo Grupo Jornal do Brasil (Processo no. 2000.51.01.024303-1, na 38a Vara Federal do Rio de Janeiro), tendo sido a rádio derrotada, foi obrigada, às pressas, a partir do dia 22 de março de 2001, a modificar as suas vinhetas de identificação para que não constasse mais o nome Cidade, em cumprimento de uma ordem judicial.
Então, a partir daí, a rádio passou apenas a se identicar como 96.9 FM, sendo, pouco tempo depois, rebatizada com o nome de Rádio Sucesso FM. Com a mudança de nome, os diretores da rádio também mudaram de filosofia, passando a tocar músicas polulares e lights. A Radio Cidade foi precursora da RÁDIO SUCESSO que na década de 80 foi a referencia de rádio popular FM na Capital de S.Paulo, onde passaram vários comunicadores como Beto Rivera (Hoje superintendente da radio Gazeta FM S.P.), Tavinho Ceschi (Hoje no canal Terra Viva), Beto Medeiros (Hoje em radio do interior de S.P.), Roni Magrini (Hoje nas Radios AM), Celson Giunth (Hoje empresario artístico), Sandra Groth (Hoje ainda em Radios FM), Tony Lamers (Hoje jornalista da TV Tribuna de Santos), Vinny (Hoje nas FMs de São Paulo), Bob Floriano (locutor padrão das casas Bahia e publicitario), Roberto Raz (hoje em FMs de S.P.) Fernando Moreno (Voz Padrao do SBT e locutor radio Gazeta FM), Claudia Martins (Locutora FM e Web em S.P.), Simone Rigotti (Locutora Sul do Pais), Cyro , Julinho Moreno, Guedes, Andre Miller, Fernando Luiz, Wander, Robson, Cesar Almir, Marcelo Braga, Waguinho, Ricardo Hill, Gilson, e muitos outros comunicadores.Vários programas marcaram essa época, “Vale a pena ouvir de novo”,”Saudade Cidade”,”Love Songs”, “Swing da Cidade”, “Sucesso da Cidade”, “Triplicidade”, “Cidade dá de 10” e muitos outros. Atenciosamente: Rogério Sorroche (Formação: Apresentador de Televisão em 2003 Senac; Locutor pela escola Senac; Ator na escola Persona em 1997/98 ; Faculdade LETRAS Faculdade Unorp em 1998) Cidade: São José do Rio Preto-SP.